CANTEIRO DE SABERES & SABORES

 

O projeto Canteiro de Saberes & Sabores se pauta no resgate e na valorização dos conhecimentos tradicionais relacionados às plantas medicinais, aromáticas, místicas e seus usos, com manejo sustentável dos recursos humanos e naturais envolvidos no projeto, levando em conta as peculiaridades do local de realização (bioma, ecossistema, fitofisionomia e identidade cultural local).

Com o projeto pretende-se refletir sobre a importância do diálogo entre o conhecimento científico moderno e o conhecimento construído pelos moradores das  comunidades rurais de Ouro Preto e seus arredores. O resgate desse conhecimento popular afetará positiva e diretamente os jovens das famílias da região, que em sua maioria desconhecem ou não se interessam pelo tema. Para isso, está sendo implantado o horto de plantas medicinais, aromáticas e místicas, no CREADS.

Em parceria com o Instituto Xopotó, e com o apoio da empresa Sinergia, o projeto visa o cultivo e a distribuição de uma grande variedade de espécies, tendo como objetivo estabelecer um núcleo de estudo e cultivo de plantas medicinais, aromáticas e místicas.

Frente a este potencial de conhecimentos práticos, teóricos, culturais,  outro  objetivo do projeto é incluí-lo no Programa de Educação Ambiental e Patrimonial ”ECONHECENDO AS TRILHAS”, que já é desenvolvido pelos autores visando fortalecer  a identidade cultural por meio do resgate das práticas ancestrais de utilização das plantas medicinais e aromáticas  ainda existentes na comunidade, bem como realizar uma reflexão sobre a relação do conhecimento tradicional com o conhecimento científico.

Projetos interligados:

Durante a execução de ações do projeto Canteiro de Saberes & Sabores, são previstas práticas de Educação Ambiental já realizadas pelo CREADS, em especial as visitas orientadas ao programa “ECONHECENDO AS TRILHAS”. A equipe integrada por profissionais com formação multidisciplinar irá abordar o conhecimento técnico que, por sua vez, transforma-se em um processo de ensino-aprendizagem, dividindo o espaço com os conhecimentos adquiridos ao longo da vida pelas pessoas da comunidade. Dessa forma, pode ser aplicado o conceito de ecologia de saberes, pois tais conhecimentos, ainda que diversos e diferentes em sua natureza, gozam de uma capacidade dialógica que irá possibilitar o enriquecimento de todos os participantes.

Objetivo principal:

O projeto Canteiro de Saberes & Sabores tem como principal objetivo o estabelecimento de um núcleo de estudo e cultivo de plantas medicinais, aromáticas e místicas  no CREADS.

Objetivos específicos:

  • fortalecer a identidade sociocultural local;
  • cultivar as principais espécies utilizadas na culinária e na medicina popular local;
  • colaborar com a produção de fitoterápicos demandados pelo SUS – Sistema Único de Saúde;
  • resgatar conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais, fitoterápicos e seus usos;
  • conservar a biodiversidade regional;
  • valorizar os recursos humanos e naturais;
  • melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas direta e indiretamente;
  • fortalecer as redes de ação relacionadas às plantas medicinais e fitoterapia;
  • promover a educação ambiental;
  • promover a produção orgânica;
  • gerar renda e emprego;
  •  promover a inclusão social;
  • Promover a pesquisa científica;
  • distribuir as plantas medicinais aos clientes da instituição parceira, melhorando a qualidade de vida dos usuários e despertando um olhar de sensibilização frente ao tema;

logos_econhecendo-1-1-1

topo