PROJETO FAUNATIVA

 

FAUNATIVA representa o conjunto de criatórios comerciais de animais silvestres do CREADS, implantados sob licenças regulamentadas e obtidas a partir do cumprimento de rigorosos critérios técnicos exigidos pelo IBAMA e  IEF-MG. Atualmente estão em atividade os criatórios comerciais de pacas (Agouti paca), caititus (Pecari tajacu), queixadas (Tayassu pecari) e capivaras (Hidrochoerus hidrochaeris).

faunativa2A partir do FAUNATIVA, o CREADS permite a realização de estudos focados na viabilização da criação comercial de animais silvestres, estes, por terem sua carne bastante apreciada, são alvos constante, em todo o País da caça ilegal e predatória.

Além disso, o FAUNATIVA permite que o público entusiasta da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL tenha acesso legalizado a carnes nobres de inigualável sabor e baixos índices calóricos, provenientes de animais silvestres criados sob rigorosos critérios de sustentabilidade e com alimentação bem semelhante à sua dieta natural de vida livre.

A reprodução de espécies silvestres em cativeiro é fundamental para que se possibilite a perpetuação pela manutenção de plantéis geneticamente viáveis, garantindo a biodiversidade e a comercialização de reprodutores e matrizes de alta qualidade zootécnica.

São objetivos do FAUNATIVA:

– Promover conhecimento científico na busca de alternativas de produção sustentável, garantindo a reprodução de espécies e disseminando a consciência conservacionista;

– Desestimular a caça predatória e o comércio clandestino de animais silvestres;

– Substituir extrativismos ilegais por atividades sustentáveis em áreas de preservação;

– Promover a Educação Ambiental e a conscientização ecológica das populações locais;

– Divulgar a legislação ambiental e auxiliar o governo em sua aplicação;

– Preservar espécies ameaçadas de extinção;

– Garantir a perpetuação de importante patrimônio genético brasileiro;

– Apresentar alternativas para a utilização de áreas marginais das propriedades rurais, muitas vezes impróprias para cultivo;

– Gerar alternativas de renda sustentável para o agricultor familiar;

– Fortalecer ações comunitárias, parcerias e associativismo;

– Incentivar o turismo de conhecimento e a gastronomia.

logos_faunativas-1

topo