PROJETO OURO VERDE

 

A Mata Atlântica está hoje reduzida a aproximadamente 7,84% de sua área original, sendo o segundo bioma mais ameaçado de extinção em todo o mundo.

Os 60 hectares de mata atlântica onde  está implantado o CREADS  tem alto valor ambiental, social e de conservação, uma vez que ali se encontram quatro nascentes que abastecem o córrego D’Ajuda, um dos primeiros corpos hídricos formadores do rio das Velhas, que é o principal afluente do rio São Francisco.

ouroverde1Esta  floresta  tem excepcional importância ecológica ao funcionar como um corredor de biodiversidade que permite a ligação de fragmentos florestais à Floresta Estadual Uaimii, garantindo o livre trânsito da fauna local entre áreas protegidas e, consequentemente, a troca genética entre as espécies ali existentes.

Além disso, a  floresta  faz conectividade com a Serra do Espinhaço, definida pela Unesco em 2005 como a sétima reserva da biosfera brasileira, tendo em vista a enorme diversidade de seus recursos naturais.

O Projeto OURO VERDE baseia-se na importância da Mata Atlântica e do papel exercido pelo CREADS na conservação deste bioma em Minas Gerais, tendo os seguintes objetivos:

– Desenvolver ações conjuntas visando conservar os 60 ha de mata atlântica em estágio avançado de regeneração situados no CREADS;

– Implantar planos para redução e compensação da Pegada Ecológica* das empresas parceiras, através de investimento em “Capital Natural”.

– Implantar modelos inovadores e replicáveis de conservação da biodiversidade nas áreas de mata atlântica em propriedades privadas;

– Implantar o plano de manejo sustentável da área;

– Promover melhoria nas vias de acesso;

– Auxiliar na manutenção dos projetos socioambientais desenvolvidos no CREADS;

– Auxiliar a realização de pesquisas e monitoramento ambiental;

– Apoiar a apresentação e publicação de trabalhos científicos;

– Incrementar a interpretação de trilhas ecológicas;

– Edificar estrutura básica para recepção de visitantes;

– Apoiar visitações programadas sob o Projeto ECONHECENDO AS TRILHAS;

– Estabelecer atividades de interação com as populações do entorno da Floresta Uaimii;

– Implantar aceiros e adquirir equipamentos para prevenção e combate a incêndio florestal.

A Pegada Ecológica mede a quantidade de recursos naturais renováveis necessários para manter nosso estilo de vida. Basicamente, tudo o que usamos para viver vem da natureza e mais tarde voltará para ela.

logos_ouroverde

topo